segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Por que alguns insetos "cantam"?

Muitos insetos produzem som, mas só alguns deles podem ser ouvidos pelo homem.
O som produzido por cada espécie é único e fundamental para machos adultos se comunicarem com fêmeas adultas da sua espécie: é uma espécie de cantada para que ocorra o acasalamento, a reprodução. Além disso, a "cantoria" é importante também para a comunicação entre insetos de espécies diferentes, pois pode soar como um alerta para se defenderem de predadores.
O som produzido pelos insetos pode vir da expulsão de ar através dos espiráculos (orifícios localizados na lateral do corpo, responsáveis pela respiração), que é um mecanismo comum em baratas e borboletas. A percussão é outra forma de produção de som e se caracteriza por batidas contra a madeira úmida, método utilizado por cupins e besouros. O bater de asas é mais uma maneira de fazer o som ecoar e é comum entre abelhas, moscas e mosquitos. Os gafanhotos produzem som por estridulação, ou seja, friccionando as pernas. Já a estridulação dos grilos e das esperanças é diferente e provém da fricção das asas.
Os tímpanos são as membranas responsáveis pela captação do som pelos insetos, sendo que nas cigarras os tímpanos também servem para a produção do som. Isso quer dizer que aquele barulho inconfundível das cigarras resulta de seqüências de contração e relaxamento dos tímpanos desses animais! (Texto adaptado)

Carina Marciela Mews e Neucir Szinwelski,
Departamento de Biologia Animal,
Universidade Federal de Viçosa

Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças, nº 188, de Março de 2008

Um comentário:

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada