sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Fauna do Cerrado: é preciso preservar!

Para que a preservação da rica fauna do cerrado aconteça realmente, é preciso conscientização de todos nós, pois é muito comum serem vistos animais mortos (vítimas de atropelamento) nas estradas que cortam as regiões do Cerrado. São tamanduá-bandeiras, cachorros-do-mato, rapozinhas, tatus, veados, lobos, onças, capivaras, porco-espinho, emas, tucanos, encontrados mortos por atropelamento nas estradas (até tamanduá-mirim já foi encontrado!). É importante citar que muitos animais do cerrado morrem também vitimados pelos produtos químicos utilizados nas lavouras e pela ação de caçadores. Outro fator relevante é a diminuição acelerada do habitat natural desses animais, que os leva cada vez mais a se arriscarem, fazendo a travessia das estradas, em busca de outros lugares à procura de comida, água, etc.

Segundo Wagner Oliveira (Jornalista e Educador Ambiental), é preciso conscientização, porque "Depende de nós: motoristas, agricultores, legisladores..." e se não houver essa tomada de consciência será o fim desses animais, uma vez que "As atuais gerações estão, infelizmente, dizimando os animais do cerrado".
Veja a matéria "O fim dos animais do Cerrado?", publicada no Blog Educação Ambiental em Goiás, onde além de um bom texto, são mostradas imagens chocantes de animais atropelados nas estradas.


Fonte:
Revista Cerrado – 1995
Wagner José de Oliveira Rolim e Sidney Dutra Corrêa
Universidade Federal de Goiás (Instituto de Ciências Humanas e Letras – Departamento de Comunicação Social)
Gráfica e Editora Bandeirante Ltda
e
http://wagneroliveiragoias.blogspot.com - Acesso em 12/12/2008

O vídeo abaixo, do You Tube mostra imagens que nos faz pensar o quanto é importante preservar o Cerrado e suas riquezas naturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada