terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A mãe anta


A mãe anta
O papel das mães nas espécies animais

"Você sabia que as mães são as principais professoras em quase todas as espécies?"

Este é o título de uma matéria sobre o papel que as mães exercem nas diversas espécies de animais, publicada na revista Ciência Hoje das Crianças. Leia abaixo:

"As mães são muito importantes nos primeiros anos de vida de seus filhos. São elas que, neste primeiro ano de vida, ensinam tudo o que os pequeninos precisam aprender. Assim acontece com a maioria dos outros animais também.
Entre os mamíferos, animais que mamam quando filhotes, lições como correr, comer, escolher lugares para dormir e se proteger são os principais ensinamentos da mãe. Tudo isso para que os filhotes possam, quando adultos, sobreviver no ambiente em que vivem. Ou você acha que passarinho aprende a voar sozinho e que onça já nasce sabendo caçar seu almoço?
Um bom exemplo de mãe que ensina tudo ao seu filhote na natureza é a anta. O maior mamífero terrestre das Américas, a Tapirus terrestris, como é conhecida entre os cientistas, tem, na visão desses pesquisadores, um conjunto de comportamentos e regras para viver que são passadas de geração em geração. E adivinhe quem se encarrega da tarefa? A mãe, claro! zelosa, a mãe anta dedica-se por cerca de seis meses aos cuidados e aos ensinamentos, para que o filhote aprenda tudo o que precisa para viver com segurança.
Uma das primeiras lições é mostrar ao filhote como ele deve escolher seu alimento. Então, ela o ensina a passar longe das plantas tóxicas e venenosas. Na verdade, enquanto mama, ele acompanha a mãe e sente o cheiro das plantas que ela consome. Assim, mais tarde, quando começar a se alimentar sozinho, se lembrará dessa lição.
Outro exercício precioso para as antas é aprender a usar os ouvidos. Como são animais de hábitos noturnos - e à noite não se enxerga bem na floresta escura -, precisam desenvolver a audição e, mais uma vez, sentir os cheiros que podem significar alguma ameaça. Para que o filhote fique bem afiado nessa lição, a mamãe anta o leva entre suas pernas enquanto anda pela floresta. Então, ouvindo os barulhos e sentindo os odores, ele aprende de quais sons e cheiros deve fugir ou se aproximar. Essas saídas na companhia da mãe também são importantes para praticar exercícios como correr, nadar, se esconder e produzir sons que sinalizem perigo ou ajudem na comunicação com outra anta.
É, mas não pense que a mamãe anta é uma professora que não cobra a lição ensinada. Ela testa seu filhote para saber se está mesmo pronto para a vida. Quando ele começa a andar sozinho, por exemplo, ela se esconde e fica espiando de longe, para ver se ele aprendeu tudo direitinho, ou seja: se ele comeu a planta certa, se correu do perigo e se soube chamar alguém quando foi preciso. Essa atitude não lembra a de alguém muito especial para você?"

Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira Santos,
Laboratório de Vida Selvagem,
EMBRAPA Pantanal.

Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças
Nº 196, de Novembro de 2008, página 14.

A anta também é um animal encontrado no bioma cerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada