sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mosquitos

Como os mosquitos acham sangue?

      O sangue quente  de um ser humano atrai os mosquitos, ou pernilongos, pois se destaca no ambiente. Os mosquitos machos não bebem sangue: eles acasalam e morrem em seguida. É apenas o imago - ou o adulto - fêmea que de fato bebe sangue. As fêmeas encontram sua presa seguindo a luz, o calor e o cheiro. 
       Os mosquitos têm uma visão muito acurada - à noite, conseguem ver bem longe uma casa iluminada. Quando chegam perto da presa, os órgãos sensoriais de suas antenas identificam os odores exalados por uma mistura de suor, hormônios, aminoácidos e substâncias oleosas da pele do indivíduo. Os insetos também são capazes de perceber o gás carbônico e o ar quente e úmido exalado pela respiração de um animal. 
        Conduzida pelo cheiro e pelo calor do corpo, uma fêmea de mosquito se aproxima da vítima. Pousa na pele, que perfura com sua boca em forma de tubo, a probóscide, e começa a sugar o sangue. 

Fonte:
Comportamento animal.
Ciência  & Natureza. 
Abril Livros, Rio de Janeiro, 1992.



2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, muito interativo e com ótimas matérias. Estarei te seguindo ok, visite o meu também: http://worldnovus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu que lhe agradeço, o seu blog tem conteúdos interessantíssimos. Agradeço pela visita, estou te seguindo, ok

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada