segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O "perfume" das baratas

Baratas

Você sabia que as baratas têm perfume?
É verdade. O cheiro característico das baratas é um perfume irrestível para outras baratas. Por exemplo, os machos da espécie Leucophaea maderae, usam seu perfume para atrair e conquistar as fêmeas. O odor especial sai de suas costas, debaixo das asas. A barata, como outros insetos percebe odores e sabores através de suas antenas. Assim, atraída pelo cheiro do macho, a fêmea chega perto dele, toca-o com suas antenas e sente outros aromas que revestem seu corpo. É dessa maneira que a fêmea confere o macho que lhe interessa. Nesse momento, o macho, que não quer se arriscar a ver a barata ir embora, utiliza outra estratégia de conquista: levanta bem as asas, deixando-as quase na vertical, e dali sai um alimento rico em proteínas que ele mesmo produz, por meio de glândulas, que é oferecido à fêmea. Mas para experimentar o alimento a fêmea  precisa subir nas costas do macho. E é nessa hora que o macho aproveita a distração para acasalar. Uma curiosidade: o órgão reprodutor do macho fica no final do abdômem.
Porém as baratas fêmeas não acasalam com qualquer macho. É pelos odores que eles exalam que elas identificam e escolhem os machos dominantes, que são os preferidos, tendo a preferência de oito entre dez baratas fêmeas, porque exalam até vinte vezes mais perfumes que os dominados, ou seja, os vencidos em combate.
Os odores que as baratas exalam para atrair o sexo oposto são chamados feronômios e são produzidos por muitos outros animais também.

Fonte: 
Revista Ciência Hoje das Crianças, pág. 17,
nº 195. Outubro de 2008,
Texto (adaptado) de Rodrigo Hirata Willemart,
Escola de Artes, Ciências e Humanidades,
Universidade de São Paulo

Um comentário:

  1. olá, gostei bastante do seu blog e gostaria de adicionar em meus parceiros

    formigueiross.blogspot.com

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada