sábado, 5 de junho de 2010

Extinção de espécies

Por que devemos nos preocupar com a extinção das espécies?

Os meios de comunicação estão sempre trazendo notícias sobre alguma espécie ameaçada de extinção. Mas o que temos a ver com isso?
A ciência está longe de saber tudo sobre a biodiversidade, isto é, sobre o conjunto de espécies e ecossistemas que existe em nosso planeta. Mesmo sabendo realativamente pouco, as informações que os cientistas têm mostram, cada vez mais, o quanto nós dependemos da natureza em equilíbrio.
As florestas precisam ser preservadas porque têm papel fundamental na distribuição das chuvas, em continenetes inteiros. Sem falar que as matas também protegem o solo contra a erosão, ajudam a fixar nutrientes na terra e umidificam o ar. As áreas de floresta atuam retirando gás carbônico da atmosfera, o que é muito importante para conter o aquecimento global.
Também outros ecossistemas dependem das espécies ( animais e plantas) que vivem nesses ambientes. Assim, todos os seres vivos são importantíssimos para o equilíbrio da Terra.

Fonte:
Revista Ciência Hoje das Crianças
Nº 206, de outubro de 2009
Página 7

Recortes do texto de Anderson Aires Eduardo
Departamento de Ciências Biológicas,
Universidade Estadual de Santa Cruz

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog.
    Passarei sempre por aqui para conferir as novidades.
    Camila
    BioMomento

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Que bom que vocês voltaram a postar, um blog tão interessante e educativo não pode se ausentar da bloguesfera.

    Mas hoje estou aqui pra convidar vocês pra conhecer meu novo blog, ele não é sobre meio ambiente, tras assuntos variados mas espero que gostem.

    Abraço
    Cleisson

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada