domingo, 6 de junho de 2010

Cuxiú-preto


Cuxiú-preto
Chiropotes satanas

O cuxiú-preto é um macaco único. A maior parte de seu corpo é preto. Tem um rabo peludo e comprido. Mede cerca de 40 cm de comprimento de corpo e 40 cm de cauda. No queixo, tanto os machos quanto as fêmeas tem uma barba grossa. O seu peso médio é de 3 a 4 quilos. É encontrado em parte da Amazônia, no leste do estado do Pará e no oeste do estado do Maranhão. Ele habita áreas de florestas, com árvores altas e está ameaçado de extinção. Desloca-se rapidamente durante todo o dia pelas copas de árvores altas, em busca de comida: flores, brotos, insetos, aranhas e frutas. Dos frutos, o cuxiú gosta é das sementes, quando elas ainda estão verdes e macias.
É um animal veloz e arisco, o que facilita sua fuga de qualquer um que tenta se aproximar. A espécie vive em grandes grupos, com até 40 indivíduos, onde o número de machos e fêmeas é bem equilibrado.
O desmatamento e destruição das matas onde mora o cuxiú-preto são grandes ameaças à espécie. Ele também é caçado por causa de sua carne, que é usada para a alimentação e por causa de seu rabo que é vendido como espanador.

Para saber mais sobre o macaco cuxiú-preto, clique nos links:
http://animais.bicodocorvo.com.br/informacoes/mamiferos/pequenos/cuxiu-preto
http://www.anda.jor.br/?p=32347
http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=838
Acesso em 07/06/2010

Fontes:
Os links acima e Revista Ciência Hoje das Crianças
Nº 207, de Novembro de 2009
Página 16
Texto de Liza M. Veiga e Iran Veiga
(adaptado e com cortes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada