quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cerrado: o berço das águas

Águas no Cerrado

Não é sem motivo que o Cerrado é muitas vezes chamado "o berço das águas". O bioma faz conexões com outros biomas: ao norte, a Amazônia; a nordeste, a Caatinga; a sudoeste, o Pantanal e a sudeste, a Mata Atlântica, o que faz com que haja importantes relações ecológicas entre o Cerrado e os biomas vizinhos.
Em relação aos recursos hídricos, o bioma Cerrado possui uma importância estratégica. É no Cerrado que nascem os rios que formam seis das principais regiões de hidrográficas brasileiras: Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica. O potencial hídrico do Cerrado dá ao bioma o título de Berço das Águas. Até mesmo a bacia hidrográfica do Amazonas recebe as águas que brotam no Cerrado.
Importantes atrativos turísticos na região, as águas têm grande influência na economia de vários municípios. A paisagem do Cerrado, com suas cachoeiras, cascatas, cânions, lagos, rios e riachos é uma atração para visitantes de outras regiões do Brasil e do mundo. É uma beleza incomparável para os que buscam lazer, esportes ou o simplesmente um maior contato com a natureza.

Aquífero Guarani


Para falar em águas do Cerrado é preciso também falar no Aquífero Guarani, uma enorme reserva subterrânea de água doce do mundo. O Aquífero Guarani é a segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo menor apenas que o Aquífero Alter do Chão. Seu nome é uma homenagem à tribo indígena Guarani.

A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero - cerca de 1,2 milhão de km² - está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil: Mato Grosso do Sul (213 700km²); Rio Grande do Sul (157 600km²); São Paulo (155 800km²); Paraná (131 300km²); Goiás (55 000km²); Minas Gerais (51 300km²); Santa Catarina (49 200km²); e Mato Grosso (26 400km²). O que significa que uma boa parte do mesmo está na área do Cerrado. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58 500km²) e sudeste do Paraguai (58 500km²), nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes.

O aquífero possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima por volta de 1 800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166km³ ao ano por precipitação. Acredita-se que esta vasta reserva subterrânea possa fornecer água potável ao mundo por duzentos anos. Por isso, torna-se ainda mais importante a preservação da região.

Fontes:

http://www.ispn.org.br/o-cerrado/no-coracao-do-brasil-o-berco-das-aguas/
http://www.fotosdocerrado.fot.br/SobreCerrado.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqu%C3%ADfero_Guarani
http://www.oaquiferoguarani.com.br
http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2006/1/aquifero/
http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/reuniao-anual-da-sbpc-2006/gigante-desconhecido
http://www.casaecia.arq.br/cerrado3.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/aquifero-guarani-16.php
Acesso em 10/06/2010

4 comentários:

  1. Olá, pessoal, tudo bem?
    Nós mudamos de endereço do E esse tal Meio Ambiente?, por isso mudamos também o banner.
    Vi que ainda tá com o antigo, cê coloca o novo?
    (http://essetalmeioambiente.com/?page_id=531)
    O seu continua lá.

    Para receber nossas atualizações diretamente no seu e-mail, assine: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=EEsseTalMeioAmbiente&loc=pt_BR

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de ser meu parceiro? Sou do Equilíbrio Ecológico e espero resposta na minha C-box atensiosamente e colocarei seu banner assim que me responder. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Adorei como sempre mais um post belíssimo. Vou recomendar para professores do meu Estado. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, seu banner já foi add. Obrigado pela parceria, concluída com êxido.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada