terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sapo

É descrita uma nova espécie de sapo do cerrado

Batizado de Chaunus veredas, uma nova espécie de sapo foi identificada no sudoeste baiano.
O novo sapo habita regiões de cerrado ( predominantemente formações abertas de cerrado e áreas de solos arenosos). Na época de seca, ele permanece enterrado e só sai nas estações chuvosas, para se alimentar e se reproduzir.
Encontrado em 2002 por Reuber Brandão - herpetólogo do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UNB), o novo sapo se diferencia de outros espécies de sapos.
Os animais dessa nova espécie alimentam-se de invertebrados, assim como
os outros representantes do grupo marinus , que agrega diversas espécies de sapo-cururu. Os machos apresentam coloração amarelada distribuída de forma homogênea e podem medir de 8,7 a 11 cm. Já as fêmeas têm o corpo com padrão marmoreado nas cores marron-atijolado e verde-água ou azul-piscina e podem medir de 8,3 a 11,8 cm.
Essa é uma evidência de que o bioma Cerrado possui uma biodiversidade muito grande e de que é preciso mais estudos para revelar a grande riqueza que pode existir no bioma.

Para ler a matéria na íntegra, acesse o site abaixo.

Fonte:
Ciência Hoje On-line
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/97438
Acesso em 20/10/09

3 comentários:

  1. Estou lhe presenteando com um selo, pelo seu excelente blog. Para pegar o selo é só passar no meu blog. (http://diogobiotech.blogspot.com). Novamente parabéns pelo seu blog. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga.

    Antes de mais nada, não esqueci do seu pedido. Estou lhe preparando um presente muito bom. Mas vim aqui lhe presentear com o selo. Pegue no link abaixo http://ciencisagora.blogspot.com/2009/10/agradecimento.html#

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Veja só: a natureza teima em suportar a devastação e ainda nos brinda com novas espécies!!!
    Valeu!!!
    Marcia

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada