É descrita uma nova espécie de sapo do cerrado
Batizado de Chaunus veredas, uma nova espécie de sapo foi identificada no sudoeste baiano.
O novo sapo habita regiões de cerrado ( predominantemente formações abertas de cerrado e áreas de solos arenosos). Na época de seca, ele permanece enterrado e só sai nas estações chuvosas, para se alimentar e se reproduzir.
Encontrado em 2002 por Reuber Brandão - herpetólogo do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UNB), o novo sapo se diferencia de outros espécies de sapos.
Os animais dessa nova espécie alimentam-se de invertebrados, assim como os outros representantes do grupo marinus , que agrega diversas espécies de sapo-cururu. Os machos apresentam coloração amarelada distribuída de forma homogênea e podem medir de 8,7 a 11 cm. Já as fêmeas têm o corpo com padrão marmoreado nas cores marron-atijolado e verde-água ou azul-piscina e podem medir de 8,3 a 11,8 cm.
Essa é uma evidência de que o bioma Cerrado possui uma biodiversidade muito grande e de que é preciso mais estudos para revelar a grande riqueza que pode existir no bioma.
Para ler a matéria na íntegra, acesse o site abaixo.
Fonte:
Ciência Hoje On-line
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/97438
Acesso em 20/10/09
Estou lhe presenteando com um selo, pelo seu excelente blog. Para pegar o selo é só passar no meu blog. (http://diogobiotech.blogspot.com). Novamente parabéns pelo seu blog. Abraço
ResponderExcluirOlá amiga.
ResponderExcluirAntes de mais nada, não esqueci do seu pedido. Estou lhe preparando um presente muito bom. Mas vim aqui lhe presentear com o selo. Pegue no link abaixo http://ciencisagora.blogspot.com/2009/10/agradecimento.html#
Um abraço.
Veja só: a natureza teima em suportar a devastação e ainda nos brinda com novas espécies!!!
ResponderExcluirValeu!!!
Marcia