segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Araras e papagaios

Entre as aves bem típicas do Cerrado estão as araras e papagaios. Essas aves aparecem especialmente nas regiões de veredas, porque apreciam muito o buriti, uma palmeira da qual utilizam os frutos na alimentação, as folhas para pouso e os troncos ocos para a construção dos ninhos. São aves que apresentam colorido em tons verde, amarelo, azul e vermelho. As espécies mais comuns são a arara-canindé, o periquito-de-encontros-amarelos, a maritaca, o papagaio-verdadeiro e o papagaio-galego. O comércio ilegal dessas aves para servirem de animal de estimação, que provoca a captura indiscriminada, bem como a destruição da vegetação do Cerrado tem reduzido as populações de muitas espécies e muitas vezes, levado essas espécies a fazer parte da lista de animais ameaçados de extinção. (Texto adaptado)

Fonte:
Vivendo no Cerrado e Aprendendo com ele
Marcelo Bizerril
Editora Saraiva. São Paulo, 2004

5 comentários:

  1. Muito bom, se for dar nota de 1 a 10, daria 10 e aproveito, para pedir uma ajuda, sobre meu papagáio, quebrou a ponta do bico superior e sangrou um pouco. Estou até doente por isso. Tenho-o desde filhotinho sem penas, é minha vida. Dou a ele, atenção de um filho. Vocês poderão me falar sobre este assunto. Atenciosamente Osny. osnyarantes@ig.com.br. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Osny!

    Obrigada pela visita e comentário.
    Respondi pro seu e-mail dia 19/10/2011.

    Abraços,

    Iliana

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Gostaria de uma ajuda sua por email tambem, meu papagaio quebrou a pontinha do bico e sangrou. Ja parou de sangrar e ele ja esta até comendo. Mesmo assim estou preocupado. Como devo proceder? Ja aconteceu isso uma vez com ele a muito tempo e o biquinho dele voltou ao normal, posso deixar ele quietinho que sara? Como devo alimentá-lo nesse momento?
    Aguardo seus comentários!
    Muito obrigado e que Deus te abençoe!
    Renato Kloss
    kloss_16@me.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato,
      Obrigada por sua visita e comentário. Desculpe a demora em responder. É que não tenho acessado a Internet esses dias. Te mandei e-mail, te indicando um site onde é possivel fazer perguntas que eles respondem. Espero que possam ajudá-lo com seu papagaio.
      Abçs,
      Iliana

      Excluir
  4. Por favor... queri saber tb o meu caiu e trincou o pico superior.... não saiu o pedaço mais ta muito sensivel, e ele é como um filho paramim, chama Kito.... tadinho... estou bem triste por ter ele estar assim, vc poderia me ajudar? mande resposta no s-mail pascoalinodoc@gmail.com
    muito obrigado e parabens pelo texto....

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada