sexta-feira, 5 de junho de 2009

Lobo Guará

Lobo guará
Chrysocyon brachyurus
Animal da fauna do cerrado brasileiro, o lobo guará não é mau como mostra a história infantil. O animal é tímido e assustado, evitando até a aproximação com os humanos. Só mostra os dentes e ataca quando é acuado. Mamífero carnívoro, pertence à família dos canídeos, cuja característica é a de ter cinco dedos nas patas de trás e quatro - terminados em garras - nas da frente.
O lobo brasileiro, o guará, aguará ou aguaráçu é mais fino de corpo, tem pernas altas e porte esguio. É presa fácil dos caçadores porque é lento de movimentos. Parente do cachorro-do-mato, do cachorro-vinagre e da raposa-do-campo, o lobo guará é típico da América do Sul e está na lista dos animais ameaçados de extinção.
Por ter uma cor pardo-avermelhada é que ele tem esse nome, pois a palavra gwa'rá é originária da língua Tupi e significa vermelho. O lobo guará tem o corpo delgado com pernas finas e longas e orelhas grandes sempre erguidas. As patas e as crinas são pretas e a ponta da cauda e o colar são brancos. Na fase adulta pode medir até 1,80m da ponta da cauda até o focinho. A altura pode chegar a 1 metro, quando estará pesando em média 23 quilos.
Fonte ( fotografia e texto adaptado):
Revista Cerrado - 1995
Wagner José de Oliveira Rolim e Sidney Dutra Corrêa
Universidade Federal de Goiás (Inst. de Ciências Humanas e Letras - Deptº de Com. Social).
Gráfica e Editora Bandeirante

Sobre esse animal leia também: (http://cienciahoje.uol.com.br/130239)

Encontramos mais informações sobre o lobo guará como: características, habitat, curiosidades, principais ameaças, etc. Vale a pena conferir em:
"HowStuffWorks - Como funciona o lobo-guará". Publicado em 27 de outubro de 2008 (atualizado em 27 de outubro de 2008) http://ciencia.hsw.uol.com.br/lobo-guara.htm (04 de novembro de 2008)
Há também no site acima, um quiz (perguntas com múltipla escolha de respostas) sobre o animal. Para acessar diretamente o quiz clique em: (http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=1383)

7 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I ESTÃO DE PARABEENS

    ResponderExcluir
  2. tive q fazer um trabalho sobre os animais brasileiros e esse blog me ajudou bastante com todas as informações q eu precisei . obrigada !!

    ResponderExcluir
  3. achei legal conhecer o lobo guará

    ResponderExcluir
  4. adorei voces sao otimos parabens!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. adorei me ajudou a fazer meu trabelho

    ResponderExcluir
  6. adorei ter lido isso fis um trabalho de portugues

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada