terça-feira, 16 de junho de 2009

Urutau

Urutau
Nyctibius griseus
Pássaro emblemático e misterioso, aparece em lendas, contos, poesias e até nas grandes cidades, onde às vezes sua presença inusitada aparece divulgada pela imprensa. É o que aconteceu em Goiânia, no último dia 05 de junho. Veja uma parte da matéria, abaixo:

"No dia reservado em todo o mundo à defesa do meio ambiente, moradores do Setor Bueno tiveram a oportunidade de apreciar uma cena bela e rara. Sobre a grade de um prédio [...], um urutau permaneceu estático durante todo o dia, alheio ao movimento de carros e de pessoas. Crianças, adultos e idosos, encantados com a ave, fizeram questão de parar por alguns minutos para observá - la detalhadamente.
Pássaro de hábitos noturnos, o urutau tem como habitat a região das matas. Na maioria das vezes, ele pousa sobre galhos e, pelas características físicas, chega a ser confundido com árvore. A ornitóloga Anamaria Achtshim assinala que na Grande Goiânia esse pássaro é encontrado em áreas como o Parque Ecológico, Bosque dos Ipês, a mata perto do campus da Universidade Federal de Goiás e a Ecovila, entre outras localidades.
A fuga da ave para a cidade, conforme a ornitóloga, ocorre em função de queimadas e do desmatamento." A ave foi retirada do local por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Jornal O Popular (Cidades) nº 20.244, ano 71, de 06 de junho de 2009.

O urutau também pertence à fauna do cerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada