sábado, 25 de agosto de 2012

Beija-flor

Beija-flor
Trochiliformes

Algumas curiosidades 

Quem vê os beija-flores fazendo estripulias no ar nem imagina que cada um tenha seu próprio território determinado pela área de alimentação. E pobre do beija-flor que invadir o espaço do outro! Porque eles são bons de briga!!

Em suas áreas determinadas, os beija-flores não só se alimentam, mas também tomam banho em córregos, na chuva ou nas folhas molhadas pelo orvalho. Depois eles se secam ao sol e à noite, abrigam-se nas folhagens para dormir.
Nas noites muito frias, a temperatura do corpo do beija-flor diminui e ele descansa totalmente imóvel. Esse fenômeno é chamado hibernação e faz com que o alimento consumido durante o dia  seja suficiente para mantê-lo alimentado do entardecer até a manhã seguinte. 

Para conquistar uma namorada, o beija-flor macho exibe sua plumagem colorida e brilhante, fazendo muitos malabarismos. Geralmente essa espécie inicia a reprodução na primavera. É a fêmea que constrói com  palha e paina, um ninho confortável e quentinho em forma de tigela. E para que o berço de seus filhotes não se desfaça, a mãe costura tudo com teia de aranha e saliva. Depois disso, ela está pronta para colocar seus ovos, normalmente dois, e cuidar dos filhotes até trinta dias depois do nascimento, alimentando-os com insetos e néctar.

Os beija-flores podem viver de cinco a oito anos de idade. Porém, encontram-se ameaçados pela destruição de seus ambientes naturais. Mas nas cidades, o plantio de flores ricas em néctar, como hibiscos e gravatás, e o uso de garrafinhas com água açucarada em parques e jardins são medidas simples que permitem a presença dessas graciosas aves. 

Texto (adaptado) de: Ana Beatriz de Aroeira Soares
Departamento de Zoologia,
Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fonte:
Revista Ciência Hoje das Crianças nº 74, pág. 20

Saiba mais na CHC

Um comentário:

  1. como o territorio dos beija flores e determinado e isto e uma queicha

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada