Bagrinho
Acentronichthys leptos
O bagrinho é um peixe bem pequeno que cabe na palma da mão. Com cerca de 8 cm já é adulto. Ao contrário de outros peixes podem chegar até a dois metros de comprimento. Esse pequeno peixe vive a nadar nas nascentes dos riachos, escondidos pela vegetação ou entre pedras e troncos dos rios, onde encontra sua comida favorita: insetos aquáticos - como são chamados os insetos que passam pelo menos um ciclo de suas vidas na água.
A reprodução do bagrinho ocorre entre os meses de setembro a março. As fêmeas podem carregar em torno de 600 ovos, porém apenas aluguns filhotes conseguem chegar à fase adulta. O bagrinho é um peixe muito exigente em relação à qualidade das águas. É muito sensível às mudanças climáticas que acontecem em seu ambiente e está adaptado à vida em águas claras e limpas. Atualmente, poucos peixes desta espécie podem ser encontrados vivendo livres na natureza, principalmente, por causa da degradação da Mata Atlântica, que é o ambiente onde vivem. A temperatura e o nível das águas dos riachos, onde o bagrinho vive, sofrem mudanças quando árvores são derrubadas. O desgaste do solo que o desmatamento pode causar faz com que terra e areia sejam levadas para dentro do rio, deixando a água mais escura e imprópria para o bagrinho. Por isso, está entre as espécies ameaçadas de extinção.
Texto de:
Jean Carlos Miranda
Piatã Santana Marques e
Rosana Mazzoni,
Departamento de Ecologia,
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Texto de:
Jean Carlos Miranda
Piatã Santana Marques e
Rosana Mazzoni,
Departamento de Ecologia,
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Fonte:
Revista Ciência Hoje das Crianças nº213, pág 16
Junho de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!