Como é a doce vida das abelhas
A casa
As abelhas vivem na colmeia - casinha onde moram cerca de 80 mil delas. A rainha, a mãe, manda em todo mundo - até nos zangões (pais). As filhas da rainha são as trabalhadoras operárias.
Vida curta
Os zangões morrem depois do casamento e não passam dos 80 dias. Já a operária tem um tempo de vida de cerca de 45 dias. As rainhas chegam aos 8 anos.
Trabalho
As operárias cuidam de tudo na colmeia. Fazem a limpeza, cuidam dos ovos e constroem os favos. São elas que saem em busca de néctar, pólen e água, para a produção do mel.
O mel
As operárias saem todos os dias atrás do néctar que existe nas flores. Elas o transformam em mel dentro de suas barrigas. Depois, regurgitam o mel, que fica estocado para a alimentação de toda a colmeia.
A picada
O ferrão é a arma da abelha, que tem uma picada dolorida. Quem pica é sempre a operária. Zangão nem tem ferrão. E a rainha só usa sua arma contra outras abelhas rainhas.
Inimigos
Formigas e aranhas adoram comer abelhinhas. Mas quando um invasor entra na colmeia está perdido: as operárias dão ferroadas e, depois, cobrem o inimigo com própolis - uma espécie de antibiótico que elimina as bactérias do local.
Fonte:
Estadinho - suplemento infantil de O Estado de São Paulo - 5/7/92
Encontrei este texto remexendo em umas coisas antigas e resolvi compartilhar aqui. Usa uma linguagem bem simples, destinada principalmente, às crianças pequenas.
Para saber um pouco mais sobre as abelhas, veja uma outra postagem sobre abelhas publicada aqui anteriormente:
http://faunadocerrado.blogspot.com/2009/07/abelhas.html
Ou uma matéria da revista Superinteressante, disponível em:
http://super.abril.com.br/mundo-animal/abelhas-morrem-quando-picam-447564.shtml
Ou ainda:
http://afadadanatureza.blogspot.com/2010/03/importancia-ecologica-das-abelhas.html
Excelentae blog. Queria lher propor uma parceria com meu blog, passa lá e pega o banner:
ResponderExcluirhttp://discoveryblog-documentarios.blogspot.com/
Espero respostas. Abraço
Boa tarde. Gostei muito deste post das abelhas. Sou uma denfensora destas pequenas criaturas. No meu blog http://migre.me/Aztk tem uma postagem especial sobre elas com um documentário sobre sua importância ecológica...Parabéns!
ResponderExcluirAcabo de ganhar o selo blog supremo, e compartilho indicando esse selo a vc. passe lá no meu blog e pegue o seu.
ResponderExcluirhttp://diogobiotech.blogspot.com