sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cientistas criam mosquito antidengue

Cientistas criam mosquito antidengue

"A engenharia genética produziu mosquitos Aedes aegypti capazes de suprimir populações naturais do transmissor da dengue. A invenção mereceu um artigo na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e é considerada arma promissora contra uma doença que atinge, ao menos, 50 milhões de pessoas por ano. Os insetos transgênicos carregam um gene que impede as fêmeas de voar quando atingem a idade adulta. Elas têm dificuldade para sair da água, não conseguem se reproduzir e se alimentar de sangue. Assim, morrem sem deixar descendentes ou transmitir a doença.
Os machos podem voar normalmente. O que não acarreta problema, pois eles se alimentam apenas de néctar e sucos vegetais. São incapazes de transmitir o vírus. Além disso, ao chegar à fase adulta, os machos transgênicos cruzam com as fêmas presentes no ambiente e conferem à sua descendência o gene que impede as fêmeas de voar, diminuindo a população dos mosquitos.
"A ideia não é nova", explica Osvaldo Marinotti, cientista brasileiro da Universidade da Califórnia em Irvine (UCI) que assina o artigo. "Algo semelhante já é usado contra insetos na agricultura há muito tempo". Normalmente, as pragas são esterilizadas com o uso de radioatividade e, depois, liberadas na plantação. No artigo da PNAS, os pesquisadores substituíram a irradiação por engenharia genética, técnica mais barata e que não diminui o desempenho reprodutivo dos mosquitos."

Fonte:
Jornal O Popular, pág. 08
Ano 71 nº 20.506
De 23 de fevereiro de 2010

Um comentário:

  1. A engenharia genética é um conhecimento que Deus disponibiliza para o desenvolvimento da humanidade. Realmente, em alguns países já é possivel abolir o uso de inseticidas em consequência do combate biológico de pragas das lavouras, aumentando a produção de alimentos livres de agrotóxicos. Este blog tem um conteúdo muito bom. Já estou seguindo-o e inseri o seu banner no http://leonamsouza.blogspot.com/. Espero reciprocidade. Meu banner está disponível. Grande abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada