domingo, 29 de novembro de 2009

Monitoramento do desmatamento no bioma Cerrado

Infográfico AE

"O Ministério do Meio Ambiente – MMA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama firmaram acordo de cooperação em 2008 para a realização do Programa de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite, que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud."
"Os primeiros dados, preliminares, obtidos pelo Programa foram sobre o bioma Cerrado, e vieram a público no dia 10 de setembro de 2009, por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro.
Na ocasião, os dados apontavam um desmatamento para, o período de 2002 a 2008, de 127.564 km2, o que equivale a 6,3% da área total do bioma. Os remanescentes de vegetação até o ano de 2008 somavam aproximadamente 1.044.000 km2, isto é, 51,2 % da área total do bioma, enquanto que as áreas desmatadas equivaliam a 982.000 mil km2, 48,2% da área total.
"

Mas como foram veiculadas notícias na imprensa, informando superestimação dos números, foi feita uma revisão por uma equipe do Ibama, que reviu o desmatamento do Cerrado e realmente encontrou uma diferença significativa para o desmatamento atribuído ao período 2002-2008. E novos dados foram divulgados através da Nota Retificadora sobre o Monitoramento do Desmatamento no bioma Cerrado.

E assim, "O Ibama reafirma sua confiança nos novos dados revisados sobre o desmatamento ocorrido no Bioma Cerrado no período entre 2002 e 2008 e lamenta qualquer inconveniência causada pela divulgação de dados preliminares em setembro que se demonstrou agora estarem sobreestimados em cerca de 33%. Tal como o processo desenvolvido pelo INPE para monitorar os desmatamentos na Amazônia, o monitoramento do desmatamento no bioma Cerrado deverá ao longo dos anos passar por um processo contínuo de aperfeiçoamento. É notório, no entanto, o avanço que este Programa representa para as políticas públicas para a conservação dos biomas brasileiros, pois é a primeira vez que se adota um monitoramento da cobertura vegetal que pretende ser realizado todos os anos para os biomas extra-amazônicos. O Ibama agradece às instituições que apontaram possíveis erros e que contribuíram no processo de revisão dos dados." Leia a matéria na íntegra em: http://www.ecodebate.com.br/2009/11/27/mma-e-ibama-divulgam-nota-retificadora-sobre-o-monitoramento-do-desmatamento-no-bioma-cerrado/

Fonte:
Portal Ecodebate
Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2009/11/27/mma-e-ibama-divulgam-nota-retificadora-sobre-o-monitoramento-do-desmatamento-no-bioma-cerrado/
Acesso em: 29/11/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada