terça-feira, 17 de novembro de 2009

Gambá


Gambá
Didelphis marsupiais
Fonte da imagem: Wikipédia

O gambá ou mucura, como é também conhecido nas regiões mais ao norte do Brasil é um animal da família - Didelphidae. É um animal um pouco parecido com o rato. Pode medir entre 40 e 50 cm, sem a cauda. Possui a pelagem das costas negra ou cinza, com camada inferior de pelos finos denso, amarelo ou branco. Sua cabeça é amarelo sujo, com listras negras do focinho até as orelhas. As bochechas são amarelo, laranja pálido ou branco, o nariz é cor-de-rosa, e suas orelhas são pretas, grandes e peladas. Os pés são pretos; a cauda, preênsil ( ou seja, tem a capacidade de enrolar-se a um suporte como um ramo de árvore), geralmente maior que a cabeça e o corpo, é pelada, negra e com listra branca. Podem se reproduzir até três vezes por ano. As fêmeas possuem bolsa e sua gestação dura de 12 a 14 dias, podendo nascer de cada uma delas de 10 a 20 filhotes. Mas, ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de 1 cm de comprimento, como ocorre com outros marsupiais, que se dirigem para o marsúpio, onde permanecem por cerca de 4 meses. São animais noturnos, arbóreos ou terrestres e solitários. Alimentam-se de invertebrados, pequenos vertebrados e frutas. Podem construir ninhos nas árvores ou em tocas no chão. São conhecidos pelo cheiro forte e como animais mal cheirosos. Urinam e defecam quando manuseados e expelem cheiro muito desagradável quando ameaçados. Tornaram-se animais cosmopolitas convivendo com o homem, alojando-se no forro das casas. Ocorrem em todo território nacional. O que que quer dizer que é também um animal que ocorre na região do Cerrado.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gamb%C3%A1
http://www.ibama.gov.br/fauna/especies.htm
Acesso em: 17/11/09

Um comentário:

  1. Infelizmente meu pai e eu já matamos vários gambás, mas hoje temos a consciencia q ele é um animal tao importante como qualquer outro! Deveriam conscientizar as pessoas de que o gambá nao é aquele animal q todos pensam que é. Devido ao seu habitat estar sendo desmatado ele merece condicoes favoraveis de vida!

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada