quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Zoológico de Goiânia: TAC é assinado em 28/09/09

Zoológico de Goiânia
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que vai determinar a reabertura do Zoológico de Goiânia, fechado desde o final de julho devido a várias mortes de animais, foi assinado no dia 28/09/09, tendo como signatários a Prefeitura de Goiânia, a Amma, o Zoológico, o Centro de Controle de Zoonoses, o Ibama e os Ministério Publicos Federal e Estadual. O prazo para o cumprimento do acordo varia conforme cada item proposto e vai de 45 dias a 1 ano. O documento estabelece uma série de ações e medidas a serem implantadas pela direção do parque para garantir o bem-estar dos animais e da população, antes que o local seja reaberto à visitação.
Entre as principais medidas propostas para a reabertura estão:
  • Plantel - O zoo deverá encaminhar ao Ibama, anualmente, o relatório de evolução do plantel e apresentar, em até 90 dias, programa de controle de vermifugação, alimentação balanceada e de vistorias diárias aos recintos.
  • Instalações - O zoológico deve ter setor separado para a realização de quarentena e creche efetiva, onde animais excedentes não devem ser mantidos. O setor extra deverá ser reformado, os recintos enriquecidos e, aqueles que mantém carnívoros deverão ganhar corredores de segurança, sendo que o zoológico deverá elaborar os projetos para adequar esses ambientes em até 60 dias, submetendo-os à análise do Ibama, e, quando aprovados, implementá-los em até 180 dias.
  • Recintos - As recomendações são várias, desde o encaminhamento ao Ibama de plantas baixas, até adequações na parte de iluminação, para conter o excesso de umidade e reforma estrutural nos abrigos, além de diminuição da densidade ocupacional em recintos específicos. Os projetos de adequação dos recintos devem ser apresentados pelo zoo ao Ibama em até 60 dias. O prazo para a execução das obras é de até um ano, a contar de sua aprovação.
  • O Parque deverá apresentar, em até 60 dias, plano de controle de animais sinantrópicos (como pombos e urubus), que será submetido à discussão, com a participação do Centro de Controle de Zoonoses.

Fonte:
Jornal O Popular, de 29 de setembro de 2009
Ano 71, nº 20.359

Prefeitura estuda áreas para mudança do zoológico

A Prefeitura de Goiânia estuda algumas áreas para a transferência do zoológico da cidade, que funciona há mais de 50 anos, em condições inadequadas aos animais, devido ao espaço e a convivência com fatores extressantes, como poluição ambiental e sonora. As mortes de animais de grande porte ocorridas este ano, chamaram a atenção da população e autoridades e mostrou a urgência de transferência do parque, que funciona atualmente na região central da cidade, ocupando uma área de cerca de 5 alqueires e em condições inadequadas e insalubres. O espaço foi planejado há mais de 50 anos, quando a ideia de zoológico era bem diferente. Ao projetar a transferência, a ideia é que o novo zoológico se localize em local de fácil acesso, porém mais afastado da área urbana e com um espaço que tenha pelo menos o dobro do atual.

Segundo Clarismindo Jr. - Presidente da Amma (Agência Municipal de Meio ambiente) com a mudança do zoo para outra área, a ideia é transformar o lugar onde o mesmo funciona hoje, em uma espécie de Central ParK (Parque de Nova York), com a permanência de animais de pequeno porte e um centro de educação ambiental.

A mudança do zoológico deverá ocorrer em torno de dois anos, mas enquanto isso, o atual parque zoológico passará pelas adequações citadas no Termo de Ajustamento de Conduta.

Fonte:
Jornal O Popular, dos dias 18 e 29 de setembro de 2009

2 comentários:

  1. Aceitaparceria meus blogs são:

    http://biologiaaoextremo.blogspot.com/

    http://peixesbrasil.blogspot.com/

    http://zoovirtualbr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Parabéns pelo blog
    Gostaria de fazer parceria
    Meu blog é:
    www.dino-ssauros.blogspot.com

    É só colocar a imagem que tem lá e o link do blog embaixo dela (a imagem está embaixo de "parceiros" )
    Ok?

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada