terça-feira, 8 de setembro de 2009

Quero-quero



Quero-quero
Vanellus chilensis

É uma ave que ocorre da América Central até a Terra do Fogo. No Brasil é encontrado em todo o território. Habita campos, margens de rios, brejos, mangues, restingas e áreas abertas. Frequentemente também pode ser encontrada nas cidades. A reprodução desta espécie de ave tem início no mês de junho e vai até janeiro, quando são formados pares ou trios reprodutivos. As aves constroem seus ninhos em cavidades feitas no solo utilizando ramos secos, gramíneas, gravetos e fragmentos de rocha. O que pode ocorrer tanto em terrenos secos ou úmidos, com ou sem vegetação. A fêmea costuma por de 3 a 4 ovos, que são, de certa forma, parecidos com um pião, cuja casca apresenta manchas escuras, que favorecem a camuflagem. Tanto o macho quanto a fêmea fazem a proteção do ninho. Quando um intruso se aproxima do ninho, as aves fingem estar feridas, ou se afastam levando para longe os possíveis agressores. Porém o macho é agressivo e ataca criaturas que ofereçam perigo. Um das defesas dessa ave é o canto característico, que pode inclusive servir de alerta para outros animais que fogem do perigo ao ouvirem o seu "grito" que tem um som diferenciado ao sentir a presença de intrusos.
Na fase adulta, a ave mede em torno de 35cm e apresenta plumagem nas cores branca, preta e cinzenta, com um penacho visível na cabeça. O bico e as pernas compridas são vermelhos. Outras características são um esporão alaranjado na asa, que é usado para fazer sua defesa e também o fato de que é uma ave que quase não é vista empoleirada, mas sim no ar ou no chão. Alimenta-se de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama e também de artrópodos e moluscos terrestres.

Curiosidades:
  • Pela Lei n 7.418, de 1º de dezembro de 1980, o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, como sua Ave-símbolo, o Quero-Quero.
  • É do seu canto que deriva seus vários nomes populares: quero-quero, téu-téu, tetéu, entre outros.
Fontes:
http://www.ao.com.br/download/ao145_41.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quero-quero
http://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/novo/noticias/print.php?id=600
Acesso em 08/09/09

Veja abaixo um vídeo meu, feito em uma área próxima a uma praça na cidade de Goiânia, capital de Goiás, em 09/05/09:

2 comentários:

  1. Todas as manhãs, um casal de quero-queros aparece no campo de futebol da universidade que estudo!

    legal saber mais da ecologia deles!
    saudações biológicas!

    ResponderExcluir
  2. é um prazer comentar aqui! seu blog é muito bom!
    sempre estou "passando" por aqui!

    obrigado e saudações biológicas!

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada