segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ipê amarelo

Recebi a imagem acima de uma amiga, por e-mail. Então, como estamos iniciando a primavera, e em homenagem ao Dia da Árvore, resolvi compartilhar aqui, mesmo sabendo que já foi bastante divulgada na Internet. Como eu ainda não havia visto, talvez muitos leitores do blog também não...
Outro motivo é que sempre admirei muito o ipê (uma árvore bastante comum em regiões do Cerrado), em qualquer tonalidade da sua flor. E também porque é um exemplo de como a natureza luta para sobreviver...

Para saber mais sobre o ipê que foi cortado, virou poste de energia e depois, na sua luta pela vida, brotou e floresceu, clique nos links a seguir:
http://altino.blogspot.com/2009/08/ipe-que-virou-poste-que-virou-ipe.html
http://estanciaarvoredavida.com.br/eav2.0/index.php?Itemid=2&id=153&option=com_content&task=view


Já para conhecer um pouco sobre o ipê clique nos links abaixo:
http://www.ipef.br/identificacao/tabebuia.alba.asp
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=884&sid=2
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=306&textCode=2831&date=currentDate

4 comentários:

  1. Bacana demais a imagem, plantei um Ipê amarelo no dia 07 de setembro com meu filho em Minas Gerais, é uma das mais belas árvores nativas do Brasil, obrigado por seguir meu blog e parabéns pelo seu.

    ResponderExcluir
  2. Noossa... realmente não conhecia essa história... incrível...
    Parabéns...
    O banner do fauna do serrado já está no Inspiração Verde (http://inspiracaoverde.blogspot.com)
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. oi, também ja add teu banner, muito legal teu blog, boa parceria pra nós!
    http://mhp-bio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Interessante seu post.
    Realmente a natureza não dá brechas e quer mesmo seguir seu ciclo.
    Segundo informações de minhas buscas sobre esse caso, não se trata de nenhum milagre. Um botânico especialista deu uma explicação coerente com a natureza das coisas:
    O poste de madeira era um ipê provavelmente arrancado verde, o que fez com que ele brotasse.
    Sem a avaliação segura da madeira ele (o poste) foi plantado talvez ainda com a casca e floresceu após se recuperar do trauma sofrido.
    A sorte é que seu tronco não foi descascado, senão a ausência da casca impediria que a seiva formada na copa chegasse até as raízes e então ela morreria.
    Para matar qualquer árvore, basta fazer um corte com a largura de 2cm em forma de anel em torno do caule atingindo o floema impedindo que haja distribuição de seiva elaborada.
    Notei também após redimensionar a foto, que a casca apresenta sem nenhum dano fatal, apenas possui lesões em algumas partes.
    Obrigada pelo comentário no Caliandra que é nosso também.
    Beijos

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada