domingo, 3 de maio de 2009

Onça parda

A onça parda

Ordem: Carnivora

Família: Felidae

Nome popular: Onça-parda

Nome em inglês: puma, cougar, panther, ou mountain Lion.

Nome científico: Puma concolor.

Distribuição geográfica: América do Norte, Central e Sul. Habitat: Montanhas, florestas tropicais, cerrados.

Hábitos alimentares: carnívoras.

Reprodução: gestação 90 a 96 dias.

Período de vida: as fêmeas até 12 e os machos até 20 anos, aproximadamente

Nesta espécie os machos medem da cabeça ao final do corpo 105 a 195.9 cm, com cauda de 66 a 78 cm, pesando de 67 a 103 kg. Já as fêmeas da cabeça ao final do corpo medem 96 a 151 cm, com cauda de 53 cm a 80 cm, pesando de 36 a 60 kg. Com ombro de 60 a 70 cm. Geralmente os animais menores são tropicais e os maiores de montanhas, alterando peso e coloração, classificando-os como subespécies.

Fonte: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/animais/onca-parda.php

Acesso em 03/05/2009. Lá você verá vários textos sobre a onça parda, além de belas imagens.


Caça à onça parda: perigo para o ecossistema

" A onça parda vive em vários ambientes das Américas. Esse animal tem sido vítima da caça exagerada praticada por criadores de gado. Eles acreditam que assim protegem seus rebanhos dos ataques de onças.

Os carnívoros silvestres de grande porte, como é o caso da onça parda, são muitas vezes avaliados como nocivos por moradores de zonas rurais. Mas é preciso compreender que esses animais tem grande importância ecológica: situados no topo da cadeia alimentar, são considerados espécies-chave.

O conceito de espécie-chave dá a algumas espécies animais maior influência do que a outras no equilíbrio ecológico de um ecossistema. E isso se comprova: a caça indiscriminada de carnívoros de grande porte costuma provocar numa região, por exemplo, o aumento exagerado das populações de roedores como os ratos; em grande número, os roedores podem tanto devastar a vegetação natural como serem danosos à agricultura e à saúde humana.

Para proteger seus rebanhos, os criadores geralmente se organizam para matar a onça parda ou contratam caçadores para isso. Dependendo da região, esse animal tem pouca chance de sobreviver a uma caçada. Quando perseguida por cães, a onça costuma procurar abrigo no alto das árvores ou entre rochas, tornando-se alvo fácil.

A caça às onças não se justifica. É mais adequado e correto orientar os criadores para que protejam seus rebanhos. Com isso evita-se a ameaça de extinção do Puma concolor e a provável consequência de desequilíbrio ecológico de campos e florestas.

Felizmente, e apesar das dificuldades, tem aumentado o número de especialistas preocupados em desmentir a imagem de fera sanguinária que em geral se tem da onça parda."

Fonte: Ciências - O Meio Ambiente

Carlos Barros e Wilson Paulino

São Paulo - Ática, 2006 - p. 31

A onça parda é encontrada entre os animais da fauna do cerrado.

4 comentários:

  1. oi eu não gostei muito desse site ele tem um nome chamativo mais é muito ruim mais pra outros possa ter o que vcs querem

    ResponderExcluir
  2. eu adorei este site pessoa pra não dizer ao contrario eu amei esse site é o mais inteligente de toda a nação

    ResponderExcluir
  3. essa de matar as onças pardas tem que acabar, elas não fazem mal algum as pessoas, onça só pega bicho para se alimentar, fora isso ela não faz mal algum, o povão é que acha que a onça parda é perigosa, o que na realidade é mito. quantos ataques de onça foram registrados até hoje, quase nenhum, ou seja nenhum. portanto está provado que ela não ataca, ao contrario ela tem medo do homem.....

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada