sexta-feira, 3 de abril de 2009

Beija-flor - curiosidades

Beija-Flor

Trochiliformes é uma ordem de aves que inclui apenas a família Trochilidae e respectivos 108 gêneros, onde se classificam as 322 espécies conhecidas de beija-flor, cuitelo ou colibri. No Brasil, alguns gêneros recebem outros nomes, como os rabos-brancos do gênero Phaethornis, ou os bicos-retos, do gênero Heliomaster. No antigo sistema classificativo, a família Trochilidae integrava a ordem Apodiformes, juntamente com os andorinhões. Entre as características distintivas do grupo contam-se o bico alongado, a alimentação à base de néctar, 8 pares de costelas, 14 a 15 vértebras cervicais, plumagem iridescente e uma língua extensível e bifurcada.
Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média 6 a 12 cm de comprimento e pesam 2 a 6 gramas. O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores.
O esqueleto e constituição muscular dos beija-flores estão adaptados de forma a permitir um voo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo. Em contraste, as patas dos beija-flores são pequenas demais para a ave caminhar sobre o solo. As fêmeas são em geral maiores que os machos, mas apresentam coloração menos intensa.Vivem em média 12 anos e seu tempo de gestação é de 13 á 15 dias.
Fonte: Wikipédia
Acesso em: 03/04/2009. Lá você verá o texto completo
e também algumas fotos.

Alimentação do beija-flor
O beija-flor é uma ave que habita pastagens abertas, cerrados e restingas, sendo encontrado em quase todo o território brasileiro e, consequentemente, está entre os animais da fauna do cerrado. É uma ave bastante ativa e costuma visitar as mesmas plantas todos dias. Os beija-flores consomem muita energia, porque não param: quando não estão procurando alimento, estão defendendo seu território. E para manter toda essa movimentação, eles se alimentam de néctar, de onde retiram os carboidratos necessários, e também de insetos, de onde retiram as proteínas e os sais minerais. Bebem o néctar durante o voo de libração (quase parado no ar). Comem diariamente 8 vezes o peso de seus corpos! Conseguem digerir insetos em menos de 10 minutos. Necessitam em média de 6.660 a 12.400 calorias por dia. Gastam aproxidamente 35 calorias por minuto. Para isso precisam alimentar-se do néctar de mais de 1.000 flores. Mas não são todas as flores que servem para alimentar os beija-flores. São adequadas as que tem néctar diluído em concentração pouco acima de 20%. As plantas que possuem flores cujo néctar é adequado à alimentação dos troquilídeos são denominadas de plantas troquilógamas.

Cuidado! Você pode estar matando beija-flores sem querer, com as "famosas" garrafinhas de água com açúcar (pior ainda são as adoçadas com mel).
Quando ficam no sol fermentam e matam os beija-flores que se alimentam nelas.
Quando ficam mais que 24 horas também fermentam e matam os beija-flores de dor de barriga.
Quando não são perfeitamente higienizadas, diariamente, criam um fungo que atacam a língua e garganta dos beija-flores matando-os por asfixia!
Muito cuidado! É melhor plantar flores troquilógamas! São mais bonitas, são alimento natural e com elas os beija-flores não correm riscos!


Acesso em 16/04/2009. Neste endereço, você encontrará informações importantes sobre o beija-flor, além de belíssimas imagens. É um site em defesa do beija-flor!



Em que consiste a alimentação dos Beija-flores?
"Em pequeninos, exíguos insetos. Tiram-nos em parte de dentro dos cálices de flores com o auxílio do bico, cuja configuração é apropriada para esse mister, e da língua, cuja prolação é muito fácil; Todo o mundo acredita que os colibris se alimentam somente do néctar e do mel das flores; mas esta crença é simplesmente errônea. Que ao caçarem insetos nos cálices das flores também apanham néctar, e que o mel, como caldo doce e agradável, não constitui objeto de desprezo, que por sua vez são a principal fonte de alimentação dos Trochilides - e é preciso notar que o BEIJA-FLOR, quando é sustentado exclusivamente de mel, sucumbe irremediavelmente. É que os colibris não são vegetalistas rigorosos - mas principalmente insetívoros como os PICA-PAUS."
Fonte: http://www.flickr.com/photos/flaviocb/sets/72057594067118778/
Acesso em 16/04/2009. Lá encontrarás mais informações sobre o beija-flor.
Para saber mais sobre o Beija-Flor, veja também os endereços: http://www.labcon.com.br/curiosidades/passaros/beija_flor.htm
http://www.petbrazil.com.br/bicho/aves/20.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Postar um comentário

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada