segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Maritaca

Navegando na Internet, encontrei um site muito bom criado pelo Prof. Dr. Ronaldo Angelini e Profa. Dra. Adriana Rosa Carvalho, da UEG de Anápolis.
Veja abaixo, parte de uma matéria sobre a maritaca, que encontrei no referido site.

"A maritaca é uma ave característica da região onde predomina o cerrado. Pertence à família dos Psitacídeos, que abrange também araras e papagaios. Maritaca - termo genérico usado para designar uma ave que emite um ruído um tanto quanto desagradável. Dentro da denominação geral existem três espécies: Pionus mentrus (Maitaca de cabeça azul),Pionus maximiliani (Maitaca bronzeada) espécie mais comum na região de cerrado e Pionus fuscus (Maitaca roxa). O animal adulto mede 27cm. Pesa entre 230 e 250 gramas. Representante relativamente grande, de cauda curta. Cabeça verde uma tanto enegrecida, quase sem azul e bico amarelo de base denegrida. O sexo da maritaca não é visível. Para identificá-lo é preciso um exame de sexagem, ou de DNA (por gotas de sangue ou com quatro ou cinco penas), ou ainda por laparoscopia onde se visualiza o órgão sexual que é interno. O par freqüentemente permanece junto dentro do ninho, mesmo durante o dia.
Quando ouvem um ruído estranho põem meio corpo para fora do buraco, inspecionando os arredores e, se assustados, saem um depois do outro, sem emitir o menor som, podendo ficar horas a fio na entrada do seu ninho, expondo unicamente a cabeça e permanecendo absolutamente imóvel enquanto espiona os arredores.
O ninho é forrado com as próprias penas da fêmea. O acasalamento costuma ser de agosto a janeiro, resultando cerca de três ovos (às vezes cinco) chocados por 23 a 25 dias, em média. Os pais alimentam os filhotes até saírem do ninho, com cerca de dois meses de idade.Procuram seu alimento (geralmente frutos) tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos. Para subir nos ramos das plantas, utilizam o bico como um terceiro pé; usam as patas para segurar a comida, levando ao bico. Gostam mais das sementes do que da polpa das frutas. São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Os cocos de muitas palmeiras constituem sua alimentação predileta, procuram também as frutas da imbaúba. Tem um modo peculiar de manter-se no ar, bate as asas levantando-as mais abaixo do corpo que qualquer outro psitacídeo. Dentro da mata, a curta distância, voa sem fazer o menor ruído. Emite um sinal de satisfação e tranqüilidade, no poleiro, através de um estalo produzido pela raspagem da mandíbula contra as ondulações da superfície do palato. O sinal de susto é um sacudir vigoroso de toda plumagem. Quando saem à longa distância são muito barulhentos."

Fonte:http://www.4elementos.bio.br/trilha-virtual/fauna_flora_html/maritaca.htm
Acesso em 02/02/2009
Vale a pena visitar o site para conhecer mais sobre os animais do cerrado.
Lá você vai encontrar também muitas informações importantes sobre o cerrado e sobre o meio ambiente.

30 comentários:

  1. achei legal mas eu queria saber qual especie e a minha maritaca,ela é toda verde e embaixo das assas é vermelho

    ResponderExcluir
  2. é maritaca de maximiliano
    ou algo assim
    possui como se fosse, uma faixa roxa embaixo da cabeca, proximo ao peito
    e na cauda , na parte de baixo possui penas vermelhas

    ResponderExcluir
  3. Realmente acho que é maritaca de maximiliano( Pionus maximiliani). Veja no site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maitaca/

    ResponderExcluir
  4. Minha maritaca é verde e amarela!
    nao sei o sexo dela e faz 2 meses q tenho.
    posso legaliza-la?

    ResponderExcluir
  5. minha maritaca esta perdendo o seu rabo porque já dei remedio,mais não adiantou me ajuda por favor meu no é Fabina meu email é b_yarodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. leva no veterinario ow num centro especialisado..."cras"....liga no ibama...eles devem ter informaçoes...de centros e essas coisa...
    e minha taca é verde e pena branca e azul...nuum sei o nome nao...
    mais eu axo q eh menina....hhehehehe

    ResponderExcluir
  7. Tem dois casais de maritaca fazendo ninho no telhado de casa...será que posso pegar e criar os filhotes sem ter problemas ocom o IBAMA???

    ResponderExcluir
  8. Oi Anônimo que disse que tem casais de maritaca fazendo ninho no seu telhado!

    Infelizmente o que posso te dizer é que você pode ter problema com o IBAMA sim, por exemplo se algum vizinho seu te denunciar.

    ResponderExcluir
  9. apareceu em casa uma maritaca verde com inferior das asas vermelha e amarela o bico é claro...podem me dar uma ideia de qual especie pode ser?

    ResponderExcluir
  10. Oi Anônimo,
    A ave que você viu pode ser a maitaca verde (Pionus maximiliani) ou então o Periquitão maracanã(Aratinga leucophthalma). Veja mais informações nos links:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Maitaca-verde
    http://www.wikiaves.com.br/maritaca

    Obrigada pela visita e comentário.
    Iliana

    ResponderExcluir
  11. hoje apareceu uma maritaca no meu quintal, ela não conseguia voar, avisei a Policia militar que peguei o animal e levei para um veterinário de confiança cuidar até ela conseguir voar. será que quando ela poder voar, devo soltá-la perto da minha casa, pra ela encontrar seu ninho? ou poso soltá-la em qualquer lugar, na mata?

    ResponderExcluir
  12. Oi Anônimo que encontrou uma maritaca no quintal. Creio que o mais correto será levá-la ao IBAMA ou entregá-la à Polícia para que eles a encaminhem a um local adequado, pois se soltá-la perto de sua casa ela pode cair nas mãos de pessoas que poderão maltratá-la. E caso ela ela seja domesticada e você soltá-la na mata ela pode não conseguir sobreviver. Só alguém entendido do assunto poderá analisar e ver qual o melhor lugar pra ela.
    Espero ter ajudado. Obrigada pela visita e comentários...
    Abraços,

    Iliana

    ResponderExcluir
  13. Alguem poderia me responder que espécie de maritaca é essa? http://www.baixaki.com.br/usuarios/imagens/wpapers/342521-34297-1280.jpg
    Grtao desde já.

    ResponderExcluir
  14. Luiz Henrique,

    Boa tarde!
    Em primeiro lugar obrigada pela visita e comentário. Quanto à sua pergunta, estive dando uma olhada na imagem no link que vc postou aqui e infelizmente também não sei te responder de qual espécie é. Talvez se você comentar lá no site onde está a imagem o proprietário da mesma saiba te responder.

    Abraços,

    Iliana

    ResponderExcluir
  15. er legal ter uma maritaca?

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se existe ou está extinto a especie da maritaca azul"Claro" ???

    ResponderExcluir
  17. minha maritaca parou de gritar e quando tenta faz um som mais baixo, o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  18. Oi Anônimo!

    Obrigada pela visita e comentário. Quanto a sua maritaca, o caso parece ser de doença. Então te aconselho que procures um veterinário para cuidar de sua ave. Mas indico também um site onde é possível que respondam sua pergunta. É http://www.saudeanimal.com.br/c415.htm


    Abraços,

    Iliana Rosa

    ResponderExcluir
  19. Oi Art Design & Velas

    Em primeiro lugar agradeço por sua visita e comentário.
    Logo retribuirei sua visita.
    Quanto a sua pergunta, veja o que encontrei sobre a maritaca azul claro/celeste, visitando o site:

    http://naturabook.wordpress.com/2011/10/27/maritaca-asa-de-bronze/

    Obrigada,

    Iliana

    ResponderExcluir
  20. Olá...gostei muito de ler esse artigo...pois estou com 3 filhotes de maritaca aqui em casa...estou alimentando com polenta...estou fazendo a coisa certa???
    Acho que deve ter entre 7 e 10 dias que nasceu...se não for pedir muito poderia entrar em contato comigo para poder me passar mais informação.
    Desde de já agradeço pela atenção.


    eliseu_sdp@hotmail.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Eliseu,

    Obrigada pela visita e comentário.
    Já te enviei um e-mail. Espero ter ajudado.

    Abraços,

    Iliana

    ResponderExcluir
  22. Ola primeiro gostei do seu site Bem ecologico!!
    Espero que me ajude achei uma maritaca no quinta de casa eu tenho outas aves (Periquito australiano)Por isso decidi adotala por que so bom cuidador mas o caso e queria saber a especie pra agradala e cuida bem, ela e verde quase inteira nas assas tem uma mancha amarela e augumas penas azuis
    A e tambem ela grita alto mas as vezes baixinho e Doença ou Frescurinha???
    Agradeço

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, encontrei uma maritaca filhote fora do ninho com as perninhas atrofiadas, ela não consegue ficar em pé. Estou cuidando dela e gostaria de saber qual é a melhor alimentação (tenho dado somente mamão) e qual o intervalo de tempo entre uma alimentação e outra. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  24. OLÁ. achei uma maritaca que bateu na parede da escola do meu filho e ele estava muito machucado e estou cuidado dela-o mas mi parece q ele não sabe voar pq já tentei fazer ele voar mas ele não vai, mas meu filho quer ficar com ele eu posso. já tenho uma calopsita. eu liguei para o Ibama mas eles falou q não podia fazer nada, tenho medo de soltar ele. e ele sobreviverir o q devo fazer
    OBRIGADO espero a resposta no criskau.santos@gotmail.com ATÉ MAS

    ResponderExcluir
  25. Olá, tem algumas maritacas que entram no meu telhado. Elas ficam entre a telha e o forro de madeira(teto). Será que estão fazendo ninho? Corro risco de rasparem a madeira para fazer o ninho? Adoro as maritacas mas não quero buraco no meu teto.
    Att.

    ResponderExcluir
  26. Olá,outro dia avistei duas maritacas, eram de corpo completamente verde e ao redor dos olhos era amarelo. Poderia me dizer que espécie de maritaca é esta?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. bom dia...um casal de maritacas ha 2 anos vem fazendo ninho no meu telhado e toda vez q vai embora deixa 1 filhote para tras...conclusão;..tive q criar..pois senão eles morreriam de fome...o que fazer???gostaria de poder legalizala como faço???

    ResponderExcluir
  28. ooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiii eu ganhanhei uma maritaca e eu ,gosto muito dela por que eles e elas sao o melhor amigo do homeme kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ass:katia diniz

    ResponderExcluir
  29. Oi eu achei dois filhotes de maritaca eles sao verdes e de baixo da asa e amarelo e vermelhor, o problena e que o filhote menor ele esta quase perdendo o pe, eu olhei e vi que tem um monte de linha, mas ja esta de uma forma que nao da mais pra retirar, o menor acho que nao ficava na arvore pois nao tem um pe pra segurar, e acabo caindo pro chao, e o outro fico junto acho que por companhia, eles estao todo empenado, e ja estao comendo sozinho tambem, mas entao em fim, eu gostaria de legalizar eles pra ficar comigo, como faço?
    Ass:Rafa...

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada