quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A alimentação do tamanduá-bandeira

" Todos nós sabemos que os tamanduás se alimentam de formigas e cupins. Mas não deve ser fácil caçar formigas, principalmente as lava-pés. Essas formigas liberam ácido fórmico, que irrita a pele do tamanduá. Já os cupins se defendem produzindo certas substâncias que podem ser irritantes para alguns predadores.
O tamanduá-bandeira, animal habitante do cerrado brasileiro, consegue driblar essa situação. Usando o olfato muito apurado, ele procura os cupinzeiros e formigueiros e, quando os encontra, cava um buraco com as patas e enfia todo o focinho lá dentro. Nesse instante entra em ação a língua fina e pegajosa.
O tamanduá produz uma saliva bem viscosa, parecida com uma cola, onde os cupins e as formigas ficam grudados. Como não possui dentes, é seu estômago que tritura os insetos.
A velocidade do ataque é a arma do tamanduá para evitar as defesas dos cupins e das formigas. Atacando de surpresa, ele os apanha rapidamente com movimentos ágeis de língua e logo se afasta. Assim, ele percorre cerca de dez quilômetros todos os dias para se alimentar.
Caminhando longas distâncias diariamente seria necessário gastar muita energia. Mas o tamanduá possui algumas adaptações que permitem economizá-la. Além de ter metabolismo mais baixo, ele possui pêlos compridos e uma cauda de cerca de 80 cm que funcionam como um cobertor que evita maiores perdas de calor."

Fonte:
Ciências - Os Seres Vivos - 60ª edição
Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino
Editora Ática - 1999

12 comentários:

  1. Muiiiiito obrigado isso era tudo que eu esta procurando,me ajudou e muito vlw agora foltou da onça-pintada e da beija-Flor kkkkkkkk vlw

    ResponderExcluir
  2. e ai gente acessem meu site
    http://www.portalesperanca.rg3.net fui eu q deixei o primeiro comentário vlw

    ResponderExcluir
  3. Esse cara vai do portal Esperança tem razão esse site é super nota 10 Acessem: http://www.portalesperanca.rg3.net

    ResponderExcluir
  4. vlw gente esse site me ajudou e muito vlw.
    Fica com Deus.
    www.portalesperanca.rg3.net

    ResponderExcluir
  5. eu amei por isto estou mais stranquila sabendo que esles são bem alimentados

    ResponderExcluir
  6. Nossa,todas as informações que eu queria em uma unica pagina,muito bem elabora, e bom conteúdo,muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Mto obrigada !!Vc eh dez!!Agora preciso q vc fassa um deses para o cacto seria possível??

    ResponderExcluir
  8. brigadoo por me ajudar porque o meu professor de ciências é um chato e não explica nadaa

    ResponderExcluir
  9. é super legal esse saite .que tal fazermos uma campanha paras os tamanduás

    ResponderExcluir
  10. Oi Anônimo,
    Obrigada pela visita!
    Os líquens são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo (o micobionte) e uma alga ou cianobactéria (o fotobionte). Alguns taxonomistas classificam os líquens na sua própria divisão (Mycophycophyta), mas isto ignora o fato de que os componentes pertencem a linhagens separadas.Por outro lado o fungo é o componente dominante do talo do líquen e são usualmente classificados como fungos. Podem ser encontrados nos mais diversos habitats, de geleiras, rochas, árvores, folhas, desertos e são excelentes colonizadores primários. São geralmente estudados pelos botânicos, apesar de não serem verdadeiras plantas. Vale destacar que segundo o Código Internacional de Nomenclatura Botânica o termo Líquens ou Líquenes está em desuso, sendo mais adequado o termo Fungos Liquenizados.
    Veja mais no link:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/liquem

    Abçs,
    Iliana

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada