quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sobre o lobo guará

O lobo guará é um animal da fauna do Cerrado brasileiro.
Solitário e preferindo a noite ao dia, o guará marca um território com suas fezes e urinas. Nessa área de cerca de 30 km2 ele permite apenas a presença da fêmea e seus filhotes. À noite, quando a maioria dos animais está dormindo, o lobo vagueia pelos cerrados caçando pequenos roedores, vertebrados e aves. Mas ele aprecia muito os frutos silvestres, principalmente o fruto do lobo ( Solanum grandiflorum e Solanum lycocarpum), que existe em grande quantidade nos cerrados.
Preferindo os lugares abertos, campos e cerrados, dificilmente o guará penetra nas florestas. Durante o dia abriga-se em lugares sombrios - tocas, grotas e mesmo no interior de cupins e murunduns, quando dorme tranquilamente. Próximo ao seu abrigo, urina e defeca em lugares elevados, como o alto de um cupim ou de uma pedra. Somente com o escasseamento de comida provocado pelas transformações no seu meio natural, o guará se arrisca a procurar comida nas fazendas. E, a cada dia, novas áreas de cerrado estão sendo incorporadas ao processo produtivo de alimentos e pastagens, reduzindo o espaço do lobo e a sua chance de sobreviver.
O lobo a cada ano só procura uma única fêmea para acasalar-se, e cada animal tem seu período próprio para copular, que vai de fevereiro a junho. A gestação dura 65 dias e as ninhadas são normalmente de dois a cinco filhotes. Nascem com pelagem escura e olhos fechados. No primeiro mês de vida são muito fracos, arrastando-se por não conseguirem andar. É quando a mãe loba oferece proteção especial para os lobinhos em abrigos seguros. Depois dos primeiros meses, conseguem equilibrar-se nas patas e partem para as primeiras saídas, seguindo os pais. Deixam de mamar aos quatro meses, quando ganham agilidade e correm atrás do próprio alimento. Um ano depois de nascidos, quando a mãe vai novamente acasalar-se, o filhote abandona o território do pai para viver independente.
Vários trabalhos são desenvolvidos no Brasil com o objetivo de preservar o lobo guará, criando o animal em cativeiro.

Fonte (texto adaptado):
Revista Cerrado – 1995
Wagner José de Oliveira Rolim e Sidney Dutra Corrêa
Universidade Federal de Goiás (Instituto de Ciências Humanas e Letras – Departamento de Comunicação Social)
Gráfica e Editora Bandeirante Ltda

Leia também sobre o lobo guará em:
Colégio São Francisco

Veja abaixo um vídeo do You Tube sobre o lobo guará.

3 comentários:

  1. Ótimo vídeo! Linguagem fácil, didático e científico!
    Abraços,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo trabalho. E obrigado pelos créditos à revista Cerrado - O que você precisa saber para preservá-lo, de Wagner e Sidney. Adicionei seu blog à minha lista de blogs no

    http://wagneroliveiragoias.blogspot.com/

    Gratos.

    ResponderExcluir
  3. Wagner,
    Adicionei seu Blog aqui, na minha lista de Blogs, porque o assunto é muito interessante. Visitei seu Blog e fiquei feliz em saber que a Revista Cerrado está com uma versão on-line. É uma Revista muito boa. Eu tenho um exemplar há alguns anos e, de certa forma, foi a leitura da Revista que me incentivou a pesquisar mais sobre o assunto e criar o Blog. Então, só tenho a agradecer a você e ao Sidney pelo importante trabalho realizado para a publicação da Revista Cerrado.
    Grata,
    Iliana

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada