segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Sistemata: o que é?

De acordo com a Wikipédia
"Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente."

"Classificar os seres vivos, identificá-los, descrevê-los e, digamos, batizá-los é tarefa do sistemata ou taxônomo. O trabalho deste profissional tem origem no antigo ofício de naturalista. Você sabe o que é isso? Então registre: eram chamados naturalistas os primeiros estudiosos da natureza, isto é, os primeiros pesquisadores que se ocupavam de observar, descrever e analisar com riqueza de detalhes os animais e as plantas.
Enquanto estudavam, os naturalistas nomeavam as espécies de acordo com suas características externas, e cada organismo podia receber mais de quatro nomes. "Esse método não era muito eficiente, por isso, em 1935, Carolus Von Linné criou a nomenclatura binominal, segundo a qual as espécies deveriam receber apenas dois nomes. Nele, as desajeitadas descrições usadas anteriormente forma substituídas pelos concisos e hoje familiares nomes compostos por duas palavras", conta Carina Marciela Mews, do Departamento de Biologia Animal, da Universidade Federal de Viçosa, no Rio de Janeiro.
Das duas palavras que passaram a nomear os seres vivos, a primeira corresponde ao gênero e a segunda, à espécie a que o organismo pertence. A partir desse "nome composto" cabia ao sistemata organizar as plantas e os animais conhecidos em categorias nas quias pudessem ser facilmente ser encaixados, segundo suas características físicas. "Com o passar do tempo e o aumento dos conhecimentos científicos, a classificação passou autilizar, além das características físicas, as características do local de ocorrência, dos hábitos e outras que estejam disponíveis para os organismos em questão. esse conjunto de estudos a respeito dos seres vivos é chamado sistemática, explica Carina. "

Fontes:
Revista Ciência Hoje das Crianças, nº 187, de Fevereiro de 2008 (Texto parcial) e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistem%C3%A1tica Acesso em 08/12/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada