quinta-feira, 27 de novembro de 2008

No coração do Brasil

A Revista Ciência Hoje das Crianças, nº 188, de Março de 2008 apresenta uma matéria bem interessante sobre o Cerrado brasileiro, com o título acima, por isso, resolvemos adaptar o texto para disponibilizar aqui. Veja a seguir:

O Cerrado estende-se por diversos estados do país, mas, por estar presente em praticamente toda a região Centro-Oeste, costumam dizer que ele ocupa o coração do Brasil. Cerrado é um tipo de formação vegetal que abriga uma das maiores diversidades de animais e plantas do mundo. Muitas das espécies que vivem no Cerrado não existem em nenhum outro lugar do planeta! Em tamanho, o Cerrado só perde para a Floresta Amazônica, mas o Cerrado e muitas de suas espécies estão ameaçados de extinção... É realmente lamentável que isso esteja acontecendo!
Savanas são áreas planas com vegetação formada por gramíneas, árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos. O Cerrado é a savana brasileira e abrange especialmente os estados da região Centro-Oeste como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins (que antes fazia parte da região Centro-Oeste), embora esteja presente também em outros estados.
O Cerrado ocupa mais de dois milhões de quilômetros quadrados e abriga um grande número de espécies endêmicas. Isso significa que não são encontradas em nenhum outro lugar da Terra.
A região abriga cerca de 10 mil plantas e quase a metade só existe ali! Há também um grande número de animais que só existem nessa região. Mas esse tipo de formação vegetal também abriga espécies de animais que ocorrem em outros lugares e que estão ameaçados de extinção. O Cerrado é o lar, por exemplo, da águia-cinzenta, do lobo-guará, do tamanduá-bandeira, do tatu-canastra e até das onças-parda e pintada, que correm risco de desaparecer.
A riqueza da fauna e flora do Cerrado tornam o Cerrado um lugar especial, principalmente para a ciência.

Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças, nº 188, de Março de 2008, páginas 6-10.

Um comentário:

  1. Ótima pesquisa: não ficaram restritas a Internet. O livro, a revista, o jornal continuam referências para leitura e aprendizagem.
    Abraços,
    Fernanda.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada