Fortes, rápidos e graciosos. Os veados campeiros só encontrados nas regiões da América do Sul, podem ser vistos estáticos durante alguns segundos e logo após já estarão correndo a mais de 70 km/h. No trajeto, desviam-se de pedras, árvores e galhos sem diminuir a velocidade. Os pulos do veado podem atingir até três metros de altura e nove metros de comprimento, mas se não for possível saltar sobre os rios, o animal pode atravessá-los nadando.
Todas essas habilidades são muito importantes para a sobrevivência do veado. Constantemente, essas habilidades são postas à prova por seus predadores, principalmente a onça. Mas o principal predador é mesmo o homem. Hoje, estão ameaçados de extinção. Muitos morrem acometidos por doenças transmitidas pelo gado bovino, como a aftosa. É um animal da fauna do cerrado brasileiro.
Fonte (fotografia e texto adaptado):
Revista Cerrado – 1995
Wagner José de Oliveira Rolim e Sidney Dutra Corrêa
Universidade Federal de Goiás (Instituto de Ciências Humanas e Letras – Departamento de Comunicação Social)
Gráfica e Editora Bandeirante Ltda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!