sábado, 7 de novembro de 2009

Ouriço-cacheiro

Fonte da imagem: Wikipédia

Ouriço-cacheiro
Coendou prehensilis

O ouriço-cacheiro é um animal mamífero de hábitos essencialmente noturnos. Tem o dorso do corpo coberto de espinhos aguçados e compridos de cor amarelo-acastanhados, com as extremidades escurecidas, porém o ventre e a cauda apresentam pelos curtos e rígidos. A cauda e as orelhas são pequenas. É um animal pequeno, que chega a pesar no máximo 1 quilo e que pode viver cerca de 7 anos.
Os ouriços alimentam-se basicamente de invertebrados, como minhocas, gafanhotos, caracóis, etc., mas ovos, frutas e pequenos vertebrados, também podem fazer parte da sua dieta. Os seus predadores principais são as corujas e os furões. O ouriço conta com a sua coloração como camuflagem, mas quando ameaçado enrola-se numa bola expondo apenas a face coberta de espinhos. Embora seus espinhos sirvam como defesa contra predadores, o ouriço não consegue lançar espinhos contra os inimigos.
A época do acasalamento ocorre entre os meses de abril e agosto, com ninhadas compostas de 4 a 7 filhotes, que com 3 meses estão prontos para deixarem o ninho, que é construído com folhas secas.
A espécie Coendou prehensilis pode ser encontrada em florestas da Venezuela, Guianas, norte da Argentina, Bolívia , Trinidad e Brasil. O ouriço transita pelas orlas das matas, entrando então, em contato com animais domésticos e com os humanos. E pode ser também encontrado em regiões do Cerrado: cerradão, mata, mata ciliar, veredas e ambientes alagadiços.

A comunidade científica ,geralmente faz diferença clara entre o ouriço e o porco-espinho (Hystrix cristata), que é um roedor. Porém em Portugal e na Galiza, o ouriço-terrestre (Erinaceus europaeus) recebe indistintamente os nomes de porco-espinho, ouriço, ouriço-cacho, ouriço-cacheiro ou rescacheiro, uma vez que o habitat do Hystrix cristata na Europa se limita ao sul da península italiana (Sicília e Nápoles), onde foram introduzidos pelos romanos a partir da África.Uma diferença importante entre estas duas espécies é que os espinhos do ouriço, ao contrário dos do porco-espinho, não se soltam naturalmente, nem são venenosos.

Graças à sua dieta, os ouriços são importantes no controle de pragas, já que são capazes de comer várias vezes o seu próprio peso em insetos e anelídeos.


Fontes:
http://biosonialopes.editorasaraiva.com.br/navitacontent_/userFiles/File/SoniaLopes_Powerpoints/SoniaLopes_Saibamais/ouricocacheiro.pdf

http://pt.wikipedia.org/

http://www.bragancanet.pt/patrimonio/faunaourico.htm
Acesso em: 07/11/09.

Veja um ouriço-cacheiro em um vídeo do You Tube:

Um comentário:

  1. O ouriço cacheiro é um animal super querido. Existem em Portugal, mas acho que muito menos do que há 30 ou 40 anos.
    Lembro-me de, quando eu era criança e jovem, muitos deles morriam nas estradas. Não sei porquê, tinham uma predilecção por atravessar estradas, e corria mal. Nem sei como não estão em extinção...
    Um abraço

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.Serão bem vindos os comentários sobre as postagens, parcerias e sobre o blog. Porém comentários com insultos e/ ou palavrões serão excluídos.
Agradecemos a atenção, visitas e comentários. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Volte sempre!

Pesquisa no Google

Pesquisa personalizada